Catarata / Cirurgia de Catarata

O que é catarata?
Temos uma lente natural em nosso olho que chamamos de cristalino. Em geral, após os 60 anos de idade essa lente sofre uma opacificação progressiva. Quando o cristalino está opaco, falamos que está com catarata. A catarata pode ter outras causas como traumas oculares, uso de corticóides por longo período de tempo, diabetes e inflamações nos olhos. O tipo mais comum de catarata é o que a parece com a idade.

Quais são os sintomas da catarata?
O primeiro sinal da catarata é a dificuldade para enxergar com nitidêz. No inicio, temos a sensação de que as lentes dos óculos estão sujas ou então que existe uma névoa diante dos olhos. Podemos sentir também dificuldade na leitura e para enxergar em ambientes com pouca iluminação. Com a evolução da catarata passamos a enxergar apenas vultos.

Como sei que estou com catarata?
O diagnóstico da catarata é feito pelo oftalmologista através de um exame de rotina. Neste exame, costumamos dilatar os olhos para fazer uma investigação completa.

Qual o tratamento da catarata?
Até o momento não há medicamentos, alimentos, vitaminas ou atividades que, comprovadamente, façam a catarata diminuir ou desaparecer. A cirurgia é o único tratamento para a catarata.

Quando devo operar a catarata?
A cirurgia de catarata no adulto não é uma urgência. Deve ser realizada apenas quando o paciente se queixa de dificuldade para enxergar e essa dificuldade está gerando um desconforto no seu dia a dia. A decisão do momento de operar pertence ao paciente e deve ser tomada em conjunto com seu oftalmologista.

Como é feita a cirurgia de catarata?
Atualmente, utilizamos uma técnica moderna chamada de facoemulsificação. Nesta técnica, aspiramos todo o cristalino opaco através de uma micro incisão (micro corte) de cerca de 3 milímetros. Depois, colocamos uma lente artificial transparente. Não há necessidade de dar pontos na cirurgia.


A cirurgia de catarata é realizada com laser?
Não. É muito comum ouvirmos que o aparelho chamado de facoemulsificador é um laser. Na verdade, o laser ainda não é capaz de eliminar a catarata.

A cirurgia de catarata dói?
Para realizar a cirurgia de catarata fazemos uma anestesia local com colírios anestésicos e uma sedação, semelhante à realizada no exame de endoscopia, para que o paciente fique mais tranquilo e relaxado. Com essa anestesia o paciente não sente dor.

Quanto tempo demora a cirurgia?
Com a técnica moderna, a cirurgia costuma durar cerca de 15 minutos e não é necessário ficar internado. O paciente vai para casa no mesmo dia. Entretanto, apesar de rápida, a cirurgia de catarata é extremamente delicada e exige muito conhecimento e atenção da equipe cirúrgica.

A cirurgia de catarata é muito arriscada?
Qualquer procedimento cirúrgico oferece riscos. No entanto, a cirurgia de catarata evoluiu muito nos últimos anos tornando-se um procedimento cada vez mais seguro. O mais importante é seguir corretamente as orientações do seu oftalmologista antes e após a cirurgia para que o resultado final seja alcançado.

A catarata pode voltar?
Uma vez operada, a catarata não volta mais. Também não há necessidade de trocar a lente colocada com o tempo.
Após meses ou anos da cirurgia, alguns pacientes notam que a visão ficou novamente embaçada. Esse é um fenômeno natural em que ocorre a opacificação de uma cápsula que temos em nossos olhos (cápsula posterior do cristalino). Tratamos essa opacificação com um procedimento simples a laser realizado no consultório. Após o laser a visão ficará novamente transparente.

Quanto tempo após a cirurgia estarei enxergando novamente?
Cada paciente apresenta uma recuperação diferente, mas a maioria dos pacientes sente a melhora na visão já no dia seguinte da cirurgia.

Em quanto tempo poderei voltar às atividades normais?
A maioria dos pacientes retorna às suas atividades diárias em poucos dias. O mais importante é não apertar os olhos ou carregar peso nos primeiros dias. Não há problema algum em assistir televisão, ler ou usar o computador após a cirurgia. Assim que o paciente estiver enxergando com nitidêz e se sentindo seguro, já poderá voltar a dirigir.

Posso comer todo o tipo de comida após a cirurgia?
Sim, você poderá comer qualquer tipo de alimento após a cirurgia de catarata. Não há restrições à carne de porco ou temperos diferentes.

Vou precisar de óculos depois da cirurgia de catarata?
Nem todos os pacientes precisarão usar óculos após a cirurgia. Isso ocorre pois durante a cirurgia, colocamos uma lente dentro dos olhos que já tem grau. Calculamos o grau da lente para corrigir e eliminar o grau dos óculos para longe. No entanto, para perto, ainda será necessário o uso de um óculos de leitura. Nos casos em que foi colocada uma lente intraocular multifocal, tanto o grau de perto quanto o grau de longe são corrigidos e o paciente não precisará mais usar nenhum óculos.
Os pacientes que tem astigmastismo podem colocar um tipo de lente especial chamada lente intraocular tórica que também corrige o astigmatismo.

Mensagem final:
A cirurgia de catarata deve ser indicada apenas quando o paciente queixa de dificuldade para enxergar.
Se você precisa fazer a cirurgia, não tenha medo. Os resultados são excelentes e a recuperação é muito rápida.

Dra. Nadia Moysés

Oftalmologia
Clínica e Cirúrgica

Locais de Atuação