Hipermetropia

O que é hipermetropia?
Chamamos de hipermetropia a dificuldade para enxergar de perto. Isso ocorre quando o olho é mais curto que o normal ou quando a nossa córnea ou cristalino tem uma curvatura menor.

Em que idade costuma aparecer a hipermetropia?
A hipermetropia é muito comum na infância, pois os olhos são menores. No entanto, nem sempre precisamos corrigi-la com óculos. À medida que crescemos a hipermetropia tende a diminuir. É comum crianças que usam óculos para hipermetropia deixarem de usar no início da vida adulta, pois seus olhos cresceram. Após os 40 anos de idade a hipermetropia pode aparecer devido a alterações na musculatura dos olhos.



Quais são os sintomas da hipermetropia?
O hipermétrope tem visão boa para longe e dificuldade para perto. No entanto isto varia muito conforme o grau da hipermetropia. Quando apresentamos sintomas como dores de cabeça, cansaço visual e embaçamento da visão após longos períodos de leitura ou no computador, é possível que tenhamos um grau de hipermetropia que necessita de correção com óculos.

Qual o tratamento para hipermetropia?
Corrigimos a hipermetropia usando óculos, lentes de contato ou com a cirurgia refrativa a laser.
A cirurgia a laser para correção de hipermetropia apresenta bons resultados e pode indicada, em geral, em pacientes com mais de 21 anos. No entanto, cada caso deve ser cuidadosamente avaliado pelo oftalmologista antes de ser realizada.

Dra. Nadia Moysés

Oftalmologia
Clínica e Cirúrgica

Locais de Atuação