Miopia

O que é miopia?
Chamamos de miopia a dificuldade para enxergar objetos distantes.
Isso ocorre quando olho é mais comprido que o normal ou quando a nossa córnea ou cristalino tem uma curvatura maior.

Em que idade costuma aparecer a miopia?
Em geral, ela aparece na infância, ao redor dos 7-8 anos de idade e aumenta conforme crescemos. É muito raro um recém-nascido ter miopia pois seus olhos são muito pequenos. Em média, o grau de miopia estabiliza ao redor dos 20 anos de idade. No entanto, existem casos raros em que a miopia se inicia na fase adulta, após os 20 anos de idade. Após os 50-60 anos, a miopia pode aparecer decorrente da presença de catarata.

Quais são os sintomas da miopia?
O principal sintoma da miopia é a dificuldade de enxergar objetos distantes. A visão para longe fica borrada e embaçada. A visão de perto se encontra normal. No entanto, quando a miopia é muito alta, até mesmo a visão de perto é prejudicada e precisamos aproximar muito o objeto dos olhos para conseguir enxergar com nitidêz.

Se meus pais têm miopia é possível que eu também tenha? E meus filhos?
Sim, a miopia pode ser hereditária em alguns casos.
É muito importante que os pais levem seus filhos pequenos regularmente ao oftalmologista para uma avaliação. As crianças pequenas com miopia dificilmente informam que não estão enxergando bem e acabam tendo dificuldade de concentração nas atividades escolares e esportivas.

Minha miopia é alta ou baixa?
Podemos classificar a miopia de acordo com o grau. De uma forma geral, consideramos:
Miopia baixa: até 3 graus
Miopia média: entre 3 e 6 graus
Miopia alta: acima de 6 graus
Quanto maior o grau da miopia, maior a chance de apresentarmos alterações no fundo do olho que podem levar, por exemplo, ao descolamento da retina. É muito importante fazermos avaliações regulares e exame de mapeamento de retina quando o grau da miopia é alto.



Qual o tratamento para miopia?
Corrigimos a miopia usando óculos, lentes de contato ou com a cirurgia refrativa a laser.
A cirurgia a laser para correção de miopia apresenta excelentes resultados e permite uma grande liberdade ao uso de óculos e lentes de contato. No entanto, cada caso deve ser cuidadosamente avaliado pelo oftalmologista antes de ser indicada.

Dra. Nadia Moysés

Oftalmologia
Clínica e Cirúrgica

Locais de Atuação