Presbiopia

O que é a presbiopia?
Chamamos de presbiopia, ou vista cansada, a dificuldade para enxergar de perto que ocorre em média após os 40 anos de idade.

Quais são os sintomas da presbiopia?
Quando a presbiopia inicia sentimos, de uma forma lenta e progressiva, que precisamos esticar os braços para ler letras pequenas como as de bulas de remédios. Percebemos também, que após certo tempo de leitura as letras começam a embaralhar e precisamos parar por alguns instantes para então retomar a leitura.

Mas por que a presbiopia ocorre?
Existe um processo natural em nossos olhos de perda da capacidade de se adaptar a diferentes focos, para objetos próximos e distantes. Esse processo nos leva principalmente a dificuldade de leitura. Infelizmente, a presbiopia aumenta com o passar dos anos e, consequentemente, a nossa dificuldade para perto e a nossa dependência dos óculos aumentam também!

Mas o meu grau de perto não pára de aumentar?
O grau de presbiopia varia de 0 a 3graus. Conforme a nossa idade ele vai aumentando progressivamente e, de uma forma geral, entre os 60 e 70 anos atingimos o grau máximo de presbiopia.

Mas por que agora eu tenho que retirar meus óculos para ler?

Os pacientes míopes, após os 40 anos percebem que a visão para perto melhora quando retiram os óculos. Isso ocorre, pois o grau da miopia compensa o grau da presbiopia e a visão para perto fica mais nítida sem os óculos.



Qual o tratamento para a presbiopia?
Corrigimos a presbiopia com o uso de óculos para perto, óculos multifocais, lentes de contato e, em alguns casos, com a cirurgia refrativa a laser.

Dra. Nadia Moysés

Oftalmologia
Clínica e Cirúrgica

Locais de Atuação